Aula 1: Introdução a Programação em JavaScript e Portugol

Bem-vindo à nossa primeira aula! Vamos iniciar com conceitos fundamentais de lógica de programação, abordando como resolver problemas usando algoritmos e pseudocódigo. Vamos entender como a lógica do cotidiano se aplica à programação.

O que é Lógica de Programação?

Antes de mais nada, a lógica de programação é a maneira como pensamos e organizamos passos para resolver um problema. Não importa qual linguagem de programação você usa — JavaScript, Portugol ou qualquer outra — o que importa é saber como dividir um problema em partes menores e solucioná-lo de forma clara e eficiente.

Motivos para Estudar Lógica de Programação

  • Facilita a solução de problemas complexos, dividindo-os em partes simples.
  • Melhora a capacidade de pensar de forma estruturada e lógica.
  • É a base para aprender qualquer linguagem de programação.

Exemplo de Lógica no Cotidiano

Vamos usar um exemplo simples do dia a dia para entender a lógica de programação. Imagine que você está esperando um ônibus. Qual é a lógica por trás disso?

  • Você vê o ônibus se aproximando.
  • Pensa: "Vou pegar o ônibus".
  • Levanta a mão para sinalizar ao motorista.
  • Embarca no ônibus.
  • Paga a passagem e se senta.

Esses passos podem ser traduzidos em lógica de programação, de forma que um computador também consiga entender e executar essas ações. Vamos agora ver como isso fica em pseudocódigo.

Exemplo de Pseudocódigo

O pseudocódigo é uma forma de descrever um algoritmo de maneira simples e próxima da linguagem humana, sem se preocupar com a sintaxe exata de uma linguagem de programação. Vamos escrever o exemplo do ônibus em pseudocódigo:

Iniciar
    // Verificar se o ônibus está se aproximando
    Verificar se o ônibus está se aproximando
    Se o ônibus estiver se aproximando
    Levantar a mão
    Embarcar no ônibus
    Pagar a passagem
    Sentar
    Fim

Agora, em JavaScript!

Vamos traduzir o mesmo pseudocódigo para a linguagem de programação JavaScript. No JavaScript, podemos usar estruturas de controle como if para tomar decisões e realizar ações dependendo da situação.

    function pegarOnibus() {

        // Suponhamos que o ônibus está se aproximando
        
        let onibusAproximando = true;

        // Verifica se o ônibus está chegando
        
        if (onibusAproximando) {
            
            console.log("Levantar a mão");
            console.log("Embarcar no ônibus");
            console.log("Pagar a passagem");
            console.log("Sentar");
        }
    }

    pegarOnibus();
    //Em JavaScript, a função precisa ser executada explicitamente porque, ao ser criada, 
    ela apenas define um bloco de código, sem acionamento automático. Sem um gatilho, 
    como um evento (clique, rolagem de página, clique em tecla, etc), a função não será 
    chamada e suas tarefas não serão realizadas.
    

Explicação do código JavaScript:

  • let onibusAproximando = true; - Declaramos uma variável que indica se o ônibus está se aproximando. Para este exemplo, vamos assumir que o valor é "true", ou seja, o ônibus está chegando.
  • if (onibusAproximando) - Usamos a estrutura condicional if para verificar se o ônibus realmente está se aproximando.
  • console.log() - A função console.log() imprime as ações no console. Em um programa real, essas ações seriam executadas no ambiente físico, como levantar a mão ou pagar a passagem.

Exemplo em Portugol

Agora vamos escrever o mesmo algoritmo em Portugol, uma linguagem de pseudocódigo estruturada, fácil de aprender e muito útil para quem está começando a programar.

programa
{
    funcao inicio()
    {
        // Definindo se o ônibus está se aproximando
        logico onibusAproximando

        onibusAproximando = verdadeiro

        // Verifica se o ônibus está chegando
        se(onibusAproximando == verdadeiro){
            escreva("Levantar a mão\n")
            escreva("Embarcar no ônibus\n")
            escreva("Pagar a passagem\n")
            escreva("Sentar\n")
        }
    }
}

Explicação do pseudocódigo em Portugol:

  • onibusAproximando <- verdadeiro - Aqui, criamos uma variável que armazena se o ônibus está se aproximando (verdadeiro ou falso).
  • Se onibusAproximando = verdadeiro - A estrutura Se verifica se o ônibus realmente está chegando.
  • Escreva() - A instrução Escreva() imprime as ações que aconteceriam, como "Levantar a mão", "Embarcar no ônibus" etc.

Conclusão

Com esses exemplos, vimos como a lógica do cotidiano pode ser traduzida em algoritmos, seja em pseudocódigo ou em uma linguagem de programação como JavaScript ou Portugol. O mais importante é entender os passos lógicos e depois aplicar as ferramentas adequadas para que o computador execute essas tarefas.

Próximos Passos

  • Praticar criando seus próprios algoritmos e escrevendo-os em pseudocódigo.
  • Começar a experimentar com JavaScript ou Portugol em um ambiente de desenvolvimento.

Como Criar um Espaço de Meditação em Casa

A meditação é uma prática poderosa para aliviar o estresse, melhorar o foco e alcançar um estado de tranquilidade mental

Ver artigo

Como Preparar um Jardim de Ervas em Casa

Se você sempre quis cultivar suas próprias ervas em casa, mas não sabe por onde começar, este tutorial é para você! Ter um jardim de ervas em casa é uma maneira maravilhosa de garantir ervas frescas para suas receitas e ainda criar um ambiente agradável e verde

Ver artigo

Introdução ao Uso de SQL para Principiantes

O SQL (Structured Query Language) é a linguagem padrão para gerenciar e manipular bancos de dados relacionais

Ver artigo